Jeffrey Cowger e Carol Tenney estavam brigando em uma casa na Clarksburg Road, em Buckhannon, aproximadamente às 13h, de acordo com a Polícia Estadual da Virgínia Ocidental. Quando os policiais chegaram ao local, perguntaram onde as crianças estavam e Cowger disse que elas estavam no veículo.
Quando os policiais foram até o veículo, encontraram um menino de 8 anos e uma menina de 3 anos no banco de trás com os rostos vermelhos, segundo documentos judiciais. O veículo não estava ligado e as janelas estavam fechadas, disseram os policiais. Quando obtiveram uma leitura da temperatura de um local com sombra no veículo com a porta aberta, ela dizia 109 graus Fahrenheit, dizem os documentos judiciais.
Carol Tenney disse aos policiais que empurrou Cowger contra uma porta durante a disputa e que ele a empurrou contra a menina de 3 anos. Carol Tenney disse aos policiais que acreditava que as crianças estavam no veículo há cerca de 20 minutos. Tenney e Cowger são acusados, cada um, de duas acusações de negligência infantil, criando um risco substancial de morte e estão atualmente na Cadeia Regional de Tygart Valley.